Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"A cada novo minuto você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir, mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço. "
(Zíbia Gasparetto)


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

Pleno aprova escolha do imóvel que sediará as Varas do Trabalho do Recife

http://www.trt6.jus.br/ - (07/02/2019)


Durante a última sessão do Pleno que presidiu em sua gestão (2017-2019) à frente da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), na terça-feira (05), o presidente Ivan Valença consolidou uma das principais conquistas almejadas pelo Regional nos últimos anos: a aprovação da aquisição do imóvel para sediar o Fórum Advogado José Barbosa de Araújo – Fórum Trabalhista do Recife, integrado pelas 23 varas da capital. Dentre os que se habilitaram no edital de chamamento público, o prédio escolhido foi o ofertado pelo grupo empresarial formado pelas empresas Aurora Investimentos Ltda., Nascente Participações Ltda. e Sym Incorporações e Participações Ltda., onde atualmente funciona a empresa Contax. Submetida aos desembargadores no plenário, a compra do imóvel foi aprovada por unanimidade.

Depois de haver funcionado no prédio na Sudene e provisoriamente no Fórum de Jaboatão, as 23 varas da capital estão atualmente no bairro da Imbiribeira em um prédio locado. Ao submeter ao Pleno o processo de aquisição do imóvel, o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, evidenciou em seu voto que “o Sexto Regional procura uma solução definitiva para o Fórum Trabalhista do Recife há mais de uma década”. Além disso, demonstrou preocupação em caso de o Tribunal ter de continuar arcando com os custos do aluguel, sobretudo por causa do cenário de restrição orçamentária vivido e que tende a se agravar. Agora a proposta será submetida ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).


Homenageado

Ao final da última sessão como presidente da casa, o desembargador Ivan Valença agradeceu o apoio de todos e desejou sucesso aos próximos gestores do biênio 2019-2021, os desembargadores Valdir Carvalho (presidente), Dione Furtado (vice-presidente), Clara Saboya (corregedora) e Vírgínia Canavarro (ouvidora).

Emocionado, o magistrado citou passagens bíblicas que pautaram seus pensamentos e atitudes nos dois anos que atuou como presidente: “Portanto, meus amados irmãos, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”, destacou, tentando encerrar a sessão, quando os pares o interromperam.

Carregados de forte emoção, os integrantes do Pleno, um a um, prestaram suas homenagens, a começar pelo desembargador Valdir Carvalho, que assume a Presidência da casa a partir de hoje (7), em solenidade de posse marcada para as 17h. “V. Exa. está encerrando sua administração com chave de ouro, com duas conquistas extraordinárias para o Tribunal: a autogestão em saúde e a aprovação da proposta de aquisição de imóvel, a ser submetido ao CSJT”. O magistrado também mencionou a conquista da categoria Ouro no selo Justiça em Números, concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltando que finda a gestão com todas as conquistas possíveis.

A desembargadora Dione Furtado, atual corregedora e futura vice-presidente, sublinhou a simplicidade com que o presidente sempre agiu. Em seguida, A decana do Regional, desembargadora Eneida Melo realçou seu espírito humano, que fez toda diferença na administração. “Nunca vi um Tribunal tão participativo, V. Exa. Imprimiu a marca de ouvir, de querer a participação de todos, de passar a sensação de pertencimento aos colegas”.

As distinções se seguiram por toda a bancada. A desembargadora Gisane Araújo elogiou todas as conquistas da Administração, realçando o fechamento da proposta para aquisição do novo prédio, “uma busca do TRT-PE que remonta a mais uma década”. A desembargadora Virgínia Canavarro resumiu, dizendo: “o senhor deu uma luz ao Tribunal que veio do amor a Deus”.

A futura corregedora, desembargadora Clara Saboya, citou Timóteo: “‘Completei a corrida, combati o bom combate e guardei a fé’. Eu acho que isso resume o tempo do senhor como corregedor e, principalmente, como presidente”.

Sabedoria, união e serenidade foram citados sem reserva, pelos pares, como marcas do presidente. Os demais presentes à sessão também se manifestaram. Confira trechos dos tributos prestados:

Nise Pedroso, “Confirmo como o senhor é especial. Alguém que está sempre com Deus não poderia ser diferente. Agradeço o apoio da Administração e entrego a Escola Judicial com a sensação de dever cumprido.”

Ruy Salathiel “O senhor sai da gestão deixando o Tribunal mais unido do que quando entrou. Esse seu jeito gentil e firme ao mesmo tempo em muitas decisões difíceis encantou a todos”.

Socorro Emerenciano: “Só tenho elogios e agradecimentos. Falhas todos temos e o senhor por certo tem as suas, mas eu não consigo enxergar nenhuma delas. Enalteço seu lado religioso que, por certo, deu-lhe muita sabedoria para dirigir o Tribunal da forma como dirigiu”.

Fábio Farias “O exercício desse cargo exige o máximo de esforço para passar ao colega que sucede algo melhor do que recebeu e V. Exa. realmente conseguiu fazê-lo”. Manifesto o integral apoio que tive em tudo o que pude desempenhar neste Tribunal. Tive igual apoio nos meus erros e acertos, o que só enaltece a qualidade do presidente”.

Paulo Alcantara: “Não há bem que não acabe. De certo, o final de sua Administração corrobora essa frase. Que os que virão possam retomar esse bem”.

Luciano Alexo: “Cada administrador deixa sua marca e V. Exa. deixa inúmeras conquistas. Destaco duas características: administração participativa e a simplicidade. Isso serve de lição para todos nós”.

Eduardo Pugliesi: “Desde que cheguei ao Tribunal, identifiquei-me muito com V. Exa. por dois sentimentos que reputo essenciais ao ser humano: a fé e o amor, e essas foram marcas da sua gestão, e por isso teve tanto sucesso. Mais importante do que as palavras é o exemplo e o senhor deixa um exemplo a ser seguido por todos dois”.

Ana Cláudia Petruccelli “Tive a sorte e o orgulho de ser recebida aqui no Tribunal pelo senhor. Conquistou-me seu jeito simples, humilde, sempre transparecendo muita humanidade em tudo o que faz. É um motivo de muita alegria a oportunidade de acompanhar sua gestão, muito próspera”.

Solange Moura de Andrade: “Uma pessoa sempre iluminada, humilde, pronta a ajudar. Desejo todo sucesso na sua vida profissional e pessoal, e aos novos que estão entrando”.

Juiz Milton Gouveia: “O que ficou claro para todos foi uma Administração participativa. É de muita grandeza um presidente de um tribunal encaminhar as ações e direções de sua administração com esse viés”.

Juíza Carmen Richlin: “Ratifico tudo o que já foi dito, parabenizo a Administração que sai e desejo sucesso à que tomará posse. Sobre o presidente, destaco sua fé, simplicidade, mas chamo atenção para o seu lado humano, que se destaca em todas as suas atitudes.”

Advogado Luís Carlos Moro, representante da AATP: “Em nome dos colegas da advocacia, agradeço e testemunho que só recebi de V. Exa. um tratamento principesco, e essa é só uma pequenina fração daquilo que suponho seja a generalidade de sua conduta”.

Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, Adriana Freitas Evangelista Gondim: “Em nome de todos os colegas do MPT, externo minha sincera admiração pela forma como o senhor conduz o tribunal. De todas as qualidades, é enaltecida sua cordialidade, que traz uma harmonia que, junto a toda a sensibilidade que lhe é inerente, contribuiu para o destaque que o tribunal alcançou. Desejo que continue nesse caminho de fé, sendo instrumento de transformação na vida de todos que tenham a oportunidade de conviver com o senhor”.


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2019 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet