Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic. "
(Luis Fernando Veríssimo)


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

Com retomada de 50% das operações, empresa tem concedido férias coletivas, suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada a fim de manter empregos, mas não descarta demissões Na manhã desta terça-feira (9), representantes da Norsk Hydro estiveram

http://www.prt8.mpt.mp.br/


Com retomada de 50% das operações, empresa tem concedido férias coletivas, suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada a fim de manter empregos, mas não descarta demissões

Na manhã desta terça-feira (9), representantes da Norsk Hydro estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho PA/AP (MPT), em Belém, para tratar da situação dos postos de trabalho após o anúncio de suspensão de 100% das atividades da empresa, feito na semana passada. Conforme informado ao MPT, após tratativas com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), a empresa retomou 50% da produção.

O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito civil para acompanhar os reflexos do embargo ambiental imposto à empresa, no 1º semestre deste ano, nos cerca de 5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos da produtora de alumínio. Após nota pública divulgada pela Hydro na última semana, o MPT notificou a empresa para que informasse como ficaria a questão trabalhista diante da suspensão de sua atividade produtiva.

Durante a reunião, representantes da Hydro esclareceram que IBAMA e SEMAS autorizaram a utilização da tecnologia de filtro prensa, o que permitiu que a empresa retomasse 50% da produção. Ainda segundo os representantes, não há intenção de promover demissões em massa, porém não é possível descartar essa possibilidade uma vez que o embargo à mineradora permanece. Entre a medidas que estão sendo adotadas para manutenção dos empregos, no momento, constam a concessão de férias coletivas, a utilização de banco de horas, a suspensão de contrato de trabalho e a redução de jornada.

A Hydro também informou que tem conversado com o sindicato dos trabalhadores e que criará um comitê responsável por estabelecer um fluxo de trabalho a fim de executar medidas técnicas previstas no Termo de Ajuste de Conduta, firmado com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A empresa também possui um Termo de Compromisso firmado com o Estado do Pará.

Ao final da reunião, ficou pactuado que a Hydro deverá informar ao MPT, via peticionamento eletrônico, decisões institucionais que venham a afetar os trabalhadores e seus empregos.

IC 000260.2018.08.000/1 – 14


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2018 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet