Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"Jamais confunda conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar uma vida, o outro, a construir uma vida."
Sandra Carey


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

T & H Engenharia e Consultoria é condenada por não recolhimento do FGTS

Fonte: http://www.prt10.mpt.mp.br/


A juíza substituta da 20ª Vara do Trabalho de Brasília, Maria Socorro de Souza Lobo, condenou a T & H Engenharia e Consultoria Eireli ao pagamento de R$ 50 mil por dano moral coletivo, em razão de a empresa não recolher, regularmente, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de seus empregados.

O procurador Joaquim Rodrigues Nascimento, responsável pela Ação Civil Pública no Ministério Público do Trabalho (MPT), apresentou, em juízo, relatório que comprova que a empresa, de 2011 a 2016, não depositou corretamente os valores nas contas dos trabalhadores.

O comando judicial também determina o depósito mensal do FGTS na conta vinculada de cada trabalhador, e, em caso de demissão por justa causa, o acréscimo da multa de 40%.

A empresa deve comprovar o parcelamento junto à Caixa Econômica Federal, em relação aos débitos anteriores já existentes.

Para a magistrada Maria Socorro, não se pode negligenciar o depósito mensal do FGTS, que tem finalidade social relevante no plano individual e no plano coletivo, já que, além de servir de amparo em momento de dificuldade financeira, o FGTS também serve ao propósito coletivo de financiar habitação e custear despesas em caso de doenças graves ou terminais.

A multa por dano moral coletivo foi fixada segundo os critérios da dimensão do dano, do nexo de causalidade e da culpa da empresa e tem o objetivo de coibir a repetição da prática.

Processo nº 0001410-73.2016.5.10.0020


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2018 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet