Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes. "
(Emily Dickinson)


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

Sistema prisional | MPT inspeciona unidade em Itamaracá e encontra ambiente precário

Fonte: http://www.prt6.mpt.mp.br/ (publicada em 08/02/2018)


Na manhã desta quinta-feira (8), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco inspecionou o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), unidade do sistema prisional de Pernambuco. O objetivo foi verificar as condições de meio ambiente de trabalho no local, que reúne agentes de segurança, profissionais de saúde e terceirizados.

De acordo com os procuradores do MPT que estiveram na ação, Janine Miranda e Ulisses Dias de Carvalho, os trabalhadores estão com a saúde e a segurança no trabalho expostas. Foram encontradas várias infiltrações, parte elétrica desprotegida e rachaduras. Um dos postos de trabalho estava escorado por uma tábua.

Na ocasião da inspeção, o MPT também buscou verificar se o cenário encontrado confere com o mesmo que um reportado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) em relatório. Os analistas periciais do MPT participaram da ação e devem analisar se há compatibilidade de informações. O relato encaminhado pelo conselho apontou para ambientes de trabalho precários, insalubres e mal ventilados.

A fiscalização contou com o apoio da Gerência de Segurança Institucional do MPT e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Sistema prisional

O MPT em Pernambuco, desde 2017, tem um procedimento promocional (111/2017) voltado especificamente para o tema das condições de meio ambiente de trabalho no sistema prisional do estado. Administrativamente, já demandou uma série de informações à Secretaria de Ressocialização de Pernambuco, dentre elas lista nominal dos funcionários, bem como os programas de proteção à saúde, até então não apresentados.

Essa foi a primeira inspeção realizada. O órgão deve fiscalizar todas as demais unidades. A expectativa é que com providências administrativas se consiga adequar as unidades ao que obriga a lei. Não sendo possível, o MPT moverá ações judiciais pedindo os ajustes.


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2018 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet