Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa. "
(Sócrates)


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

Auditores do Trabalho encontram adolescentes trabalhando na coleta de lixo

Fonte: http://www.trabalho.gov.br/


Operação conjunta do Ministério do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal encontrou quatro meninos e meninas com idade entre 14 e 16 anos no Lixão Municipal de Boa Vista


O Ministério do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal encontraram, durante ação conjunta realizada em 2 de dezembro, quatro adolescentes (com idades entre 14 e 16 anos) trabalhando na coleta de lixo no Lixão Municipal de Boa Vista. Essa atividade é considerada uma das piores formas de trabalho infantil listadas no decreto 6.481/2008.

“O Ministério do Trabalho está vigilante e combaterá da forma mais enérgica essa prática que compromete o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. “O trabalho infantil tem ser completamente erradicado em nosso país”, acrescenta.

Uma das adolescentes, de 15 anos, relatou que havia chegado ao Lixão por volta das 19 horas do dia anterior e, até o momento da inspeção, deflagrada por volta das 10h30 da manhã do dia seguinte, ainda não havia sido abordada por nenhum empregado da empresa que administra o Lixão, para ser questionada sobre o que fazia no local. A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar. Um Boletim de Ocorrência foi lavrado no 5º Distrito Policial. Os outros adolescentes fugiram do local após as entrevistas com os auditores.

A cerca em torno do Lixão de Boa Vista apresenta várias aberturas, que permitem a entrada de pessoas estranhas ao quadro de empregados da empresa que administra o Lixão Municipal.

O Lixão de Boa Vista foi interditado em outubro de 2017 pelo Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Infantil, formado por auditores-fiscais do Trabalho. A interdição foi resultado da constatação de trabalho infantil, entre outras irregularidades. O funcionamento do Lixão está amparado por decisão da Justiça do Trabalho, que manteve todas as exigências no Termo de Interdição entregue à empresa administradora do Lixão.

Segundo a coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil em Roraima, a auditora-fiscal do Trabalho Thais Castilho, a erradicação do trabalho infantil no Lixão só será possível com o envolvimento de toda a rede local de proteção à criança e ao adolescente. “Intensificar as ações de todos os órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente é fundamental para que cada órgão tome as medidas cabíveis para a efetiva proteção dos adolescentes que ainda encontramos no local”, afirmou a auditora-fiscal.


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2017 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet