Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar. "
(Max Lucado)


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

Aprovado regimento da Escola de Inspeção do Trabalho

Fonte: http://www.trabalho.gov.br/ (publicada em 06/09/2017)


Enit investe em cursos para formação, aperfeiçoamento e especialização dos auditores-fiscais do Trabalho


A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho publicou no Diário Oficial da União de 25 de agosto último a portaria nº 651, que aprova o Regimento Interno da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit). Por meio da Enit, o Ministério do Trabalho investe em cursos para a contínua formação, o aperfeiçoamento e a especialização dos auditores-fiscais do Trabalho, que têm como missão assegurar a aplicação das disposições legais concernentes às condições de trabalho e à proteção dos trabalhadores no exercício das suas profissões.

“A Escola atua em todos os estados, realizando intercâmbios técnico-profissionais que contribuem para a melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade”, destaca a secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Jensen.

A Enit segue os moldes de instituições como a Escola Nacional de Magistratura e a Escola de Administração Fazendária, tendo como finalidade ministrar regularmente cursos necessários à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização dos auditores do Trabalho. De acordo com o regimento aprovado, a Enit, criada pela Portaria nº 366, de 13 de março de 2013, está subordinada à SIT e atua na coleta, no registro, na produção e na disseminação do conhecimento relacionado à Inspeção do Trabalho.

Entre as suas atividades prioritárias estão planejar, coordenar, controlar, executar e avaliar a aplicação das diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal no que tange ao ingresso, à formação e ao desenvolvimento dos auditores-fiscais do Trabalho; promover a formação inicial dos auditores-fiscais do Trabalho e intensificar a educação continuada no âmbito da Auditoria Fiscal do Trabalho; contribuir para a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade; e racionalizar os gastos de recursos com capacitação, mediante utilização de novas tecnologias de educação; promover atividades dirigidas ao público externo, visando à melhoria contínua das relações do trabalho; estimular a produção científica e a participação em programas de cooperação técnica com entidades e organismos nacionais e internacionais sobre matéria de interesse do mundo do trabalho.

“Já realizamos um encontro com todos os coordenadores regionais para discutir ações a serem desenvolvidas no triênio 2017 a 2019. Uma das ações em andamento é a realização de curso de pós-graduação em Segurança e Saúde, para início no segundo semestre de 2018”, destaca o coordenador da Enit, Eduardo Baptista Vieira, ressaltando que o planejamento, o desenvolvimento e a execução de eventos de capacitação para os auditores-fiscais do Trabalho são prioridades da Escola.

Outra iniciativa em andamento é a produção da Revista da Enit, com artigos científicos relacionados às áreas de atuação da SIT, como Saúde e Segurança no Trabalho, promoção do trabalho decente, combate ao trabalho infantil e escravo, além dos vários outros temas pertinentes à Inspeção do Trabalho. A Escola já está em processo de seleção de colaboradores interessados em participar da avaliação de textos científicos para a revista, que será lançada eletronicamente pela SIT. Os interessados em participar do processo de avaliação dos artigos a serem publicados na revista devem enviar e-mail indicando o assunto “Chamadas de Pareceristas” para o endereço revista.enit@mte.gov.br. A linha editorial da revista está disponível no link. “Queremos estimular e fomentar a produção científica e a participação em programas de cooperação técnica com entidades e organismos nacionais e internacionais, com vistas à melhoria contínua da Inspeção do Trabalho”, afirma Eduardo Vieira.

Portal – A SIT mantém ainda o Portal da Enit, no endereço eletrônico https://portalenit.trabalho.gov.br, com diversos serviços informativos e de orientação. O portal é um ambiente virtual de educação, no qual o auditor-fiscal tem à sua disposição novas tecnologias de educação à distância (EaD) para a multiplicação descentralizada do conhecimento.


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2018 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet