Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic. "
(Luis Fernando Veríssimo)


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

Operação fiscaliza irregularidades em rodovia de Fortaleza

Fonte: http://trabalho.gov.br/ (publicada em 18/04/2017)


Infração mais frequente foi o excesso de jornada de trabalho dos motoristas


Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRTE/CE) deflagrou uma operação, na BR 222, em uma extensão de 1.811,6 quilômetros de extensão, para fiscalizar irregularidades trabalhistas em empresas de transporte de carga.

A ação começou em Fortaleza e foi até Marabá, no Pará, interligando, além de Ceará e Pará, os estados de Piauí e Maranhão. A SRT/CE fiscalizou os 10 km iniciais da BR 222, trecho de estrada federal com o maior número de acidentes graves, segundo a PRF.

A ação contou com uma equipe de oito auditores fiscais do Trabalho, que inspecionaram caminhões de carga e ônibus de 20 empresas de transporte. A infração mais frequente foi o excesso de jornada de trabalho dos motoristas. “Foram encontrados condutores que dirigiam por mais de 24 horas seguidas, sem qualquer descanso”, destacou o chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho, Erico Bittencourt.

CANPAT 2017 – A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalhão (Canpat 2017), promovida pelo Ministério do Trabalho com o tema “Conhecer para prevenir”. “Cada acidente de trabalho é uma tragédia pessoal, familiar e social. O trabalhador que se acidenta é alguém que garante o sustento de uma família ou que contribui para isso de forma significativa. Lidar com sua morte ou sua incapacitação é catastrófico para a família. Perder um ente amado ou vê-lo incapacitado é a primeira e mais dolorosa parte de um drama real e brutal que terá como sequência as privações trazidas pela redução ou o total desparecimento do dinheiro dentro de casa. O impacto social disso é devastador”, afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
No Ceará, durante todo o mês, o prédio da superintendência estará iluminado com luzes verdes para chamar a atenção. Além disso, os trabalhadores em espera de atendimento assistirão a vídeos que conscientizam sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Uma exposição fotográfica educativa também ficará em cartaz no térreo da SRTE/CE.

Para finalizar, no Dia em Memória das Vítimas de Acidentes deTrabalho, 28 de abril, haverá um evento que já conta com mais 300 inscritos. Durante o evento, além de palestras ministradas por auditores fiscais do Trabalho, um Termo de Cooperação Técnica será assinado entre a SRT/CE e o Hospital Instituto José Frota - IJF, com o objetivo de dar celeridade às ações referentes a acidentes de trabalho.

O superintendente do Trabalho, Fábio Zech, ressalta a importância da celebração do acordo. “Neste acordo, o IJF informará de pronto as entradas ocorridas no hospital como acidentes de trabalho, o que facilitará a análise dos acidentes e graves e fatais pela nossa equipe de auditores fiscais do Trabalho”, disse.


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2017 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet