Faça um cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do site:
E-mail  
Senha
Homepage

Cadastro

O Professor

Cursos e Agenda

Palestras

Notícias

Comentários do Professor

Material do Professor

Artigos

Vídeos

OAB

Concursos Públicos

Bibliografia Indicada

Legislação

Motivação

DJ Leone Pereira

Galeria de Fotos

Sites Indicados

"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado; nele se encontram todos os segredos, inclusive os da felicidade. "
(Charles Chaplin)


Siga o Professor
Leone Pereira

Notícias

Operação fiscaliza irregularidades em rodovia de Fortaleza

Fonte: http://trabalho.gov.br/ (publicada em 18/04/2017)


Infração mais frequente foi o excesso de jornada de trabalho dos motoristas


Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRTE/CE) deflagrou uma operação, na BR 222, em uma extensão de 1.811,6 quilômetros de extensão, para fiscalizar irregularidades trabalhistas em empresas de transporte de carga.

A ação começou em Fortaleza e foi até Marabá, no Pará, interligando, além de Ceará e Pará, os estados de Piauí e Maranhão. A SRT/CE fiscalizou os 10 km iniciais da BR 222, trecho de estrada federal com o maior número de acidentes graves, segundo a PRF.

A ação contou com uma equipe de oito auditores fiscais do Trabalho, que inspecionaram caminhões de carga e ônibus de 20 empresas de transporte. A infração mais frequente foi o excesso de jornada de trabalho dos motoristas. “Foram encontrados condutores que dirigiam por mais de 24 horas seguidas, sem qualquer descanso”, destacou o chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho, Erico Bittencourt.

CANPAT 2017 – A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalhão (Canpat 2017), promovida pelo Ministério do Trabalho com o tema “Conhecer para prevenir”. “Cada acidente de trabalho é uma tragédia pessoal, familiar e social. O trabalhador que se acidenta é alguém que garante o sustento de uma família ou que contribui para isso de forma significativa. Lidar com sua morte ou sua incapacitação é catastrófico para a família. Perder um ente amado ou vê-lo incapacitado é a primeira e mais dolorosa parte de um drama real e brutal que terá como sequência as privações trazidas pela redução ou o total desparecimento do dinheiro dentro de casa. O impacto social disso é devastador”, afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
No Ceará, durante todo o mês, o prédio da superintendência estará iluminado com luzes verdes para chamar a atenção. Além disso, os trabalhadores em espera de atendimento assistirão a vídeos que conscientizam sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Uma exposição fotográfica educativa também ficará em cartaz no térreo da SRTE/CE.

Para finalizar, no Dia em Memória das Vítimas de Acidentes deTrabalho, 28 de abril, haverá um evento que já conta com mais 300 inscritos. Durante o evento, além de palestras ministradas por auditores fiscais do Trabalho, um Termo de Cooperação Técnica será assinado entre a SRT/CE e o Hospital Instituto José Frota - IJF, com o objetivo de dar celeridade às ações referentes a acidentes de trabalho.

O superintendente do Trabalho, Fábio Zech, ressalta a importância da celebração do acordo. “Neste acordo, o IJF informará de pronto as entradas ocorridas no hospital como acidentes de trabalho, o que facilitará a análise dos acidentes e graves e fatais pela nossa equipe de auditores fiscais do Trabalho”, disse.


  Imprimir esta notícia

[ retornar ]

® 2017 Professor Leone Pereira - Todos os direitos reservados Desenvolvido por InWeb Internet